Compartilhe este texto

SES-AM reforça cuidados essenciais para se proteger em meio à fumaça

Por Portal Do Holanda

04/11/2023 17h29 — em
Manaus


Foto: Luis Henrique / Portal do Holanda

Manaus/AM - Com o objetivo de orientar a população amazonense sobre a adoção de cuidados essenciais para enfrentar a propagação de fumaça intensa sobre o Amazonas, o secretário de estado de Saúde, Anoar Samad, reforça a importância de redobrar a atenção, principalmente, com idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

“A orientação é sobre as melhores práticas e cuidados essenciais que a população pode tomar para minimizar os impactos da exposição à fumaça, garantindo assim o bem-estar das famílias durante esse período”, disse o titular da pasta.

Divulgação

Para aqueles que precisam sair para áreas abertas, o uso de máscaras tipo N95/PFF2 ou P100 pode oferecer proteção adequada, principalmente para pessoas com fatores de riscos e doenças crônicas.

Além disso, a adoção do uso de purificadores de ar com filtros Hepa e umidificadores podem ajudar a reduzir as partículas no ambiente interno. Eles também podem ser utilizados para o alívio dos sintomas de irritação em olhos, nariz e garganta.

Devido aos efeitos da fumaça no quadro de saúde, a população pode se dirigir às unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) mais próximo de sua casa ou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na capital, para receber cuidados médicos adequados. Nos demais municípios do estado, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para casos mais simples, ou o atendimento no hospital local em casos de emergência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus