Serviço de apoio psicológico remoto é disponibilizado pelo Inpa em Manaus

Por Portal do Holanda

22/01/2021 14h53 — em Manaus

Serviço deve ser agendado por telefone - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) retornou com o serviço de Acolhimento em Saúde, que visa contribuir com o acolhimento e o alívio emocional das pessoas nesse período de agravamento da pandemia de covid-19 no Amazonas

As atividades são coordenadas pela titular da Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, com mestrado em psicologia da saúde e doutorado em saúde pública.

Segundo Denise  Gutierrez, a atividade não é uma teleconsulta, mas sim uma conversa (escuta qualificada e compreensiva) com um atendente que poderá ajudar ouvindo você de uma forma respeitosa, ou ainda oferecer informações úteis para suas possíveis dúvidas.

Público externo

O serviço é destinado a comunidade do Inpa e externa ao Instituto. É desenvolvido por servidores do Inpa, parte deles com formação em psicologia, embora não desempenhem a atividade no Instituto.
A pessoa interessada no serviço deve entrar em contato com um dos atendentes listados para o agendamento: Denise Gutierrez – quinta-feira - 8h às 12h | (92) 99984-7127; Eleilza Litaiff – segunda-feira e quarta-feira – 14h às 17h | (92) 98104-9584; Francimeire Gomes Pinheiro – segunda-feira e quarta-feira – 9h às 12h | (92) 99139-5570; Regis Ferreira de Araújo – terça-feira – 9h às 12h e das 14h às 17h | (92) 99117-6512.

Os encontros, por meio de ligações ou videochamadas, terão duração de cerca de 50 minutos, em média.

O serviço é para você que quer:

- alguém que te ouça, precisa desabafar e compartilhar suas preocupações;
- saber o que pode fazer quando se sentir excessivamente ansioso ou deprimido;
- conhecer algumas atitudes úteis para desenvolver em casa para o manejo pessoal da ansiedade;
- saber quais os locais em que pode acessar a Rede de Apoio Psicossocial para ajuda profissional;
- conhecer boas práticas de saúde e higiene mental: algumas estratégias para relaxar e dominar pensamentos destrutivos;
- obter outras informações sobre o que o Inpa está fazendo para o combate à covid-19.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus