Compartilhe este texto

Semsa participa de encontro da Rede Unida

Por Portal Do Holanda

10/09/2013 15h08 — em
Manaus



Profissionais de saúde de Manaus irão participar, de 11 a 13 de setembro, do Encontro Regional Norte da Associação Brasileira Rede Unida, atividade preparatória para o 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Juntamente com educadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos, bem como estudantes e representantes de movimentos sociais e populares, os profissionais de saúde irão promover discussões que contribuam para o fortalecimento das Políticas de Saúde no cotidiano do Sistema Único de Saúde, na Gestão do Trabalho, na Participação e na Atenção à Saúde.

Com o tema “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS”, o Encontro Regional Norte é uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, Fundação de Vigilância em Saúde e Instituto Leônidas e Maria Deane. O evento será realizado no auditório Eulálio Chaves, na UFAM, com abertura oficial na noite de quarta-feira a partir das 18h40.

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Nilson Ando, a Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na formação de profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde com forte participação social, propondo parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. “O município de Manaus, juntamente com o Governo do Amazonas e municípios do interior do estado, são parceiros na organização do evento, que já tem aproximadamente 600 inscritos. Para os profissionais da Semsa foram disponibilizadas 150 vagas”, explicou Nilson Ando.

Dentro da programação do Encontro Regional, a Semsa participará de discussão de mesas-redondas e oficinas temáticas. Na quarta-feira, dia 11, será realizada uma oficina temática sobre Educação Popular em Saúde, organizada pela equipe de Educação Popular da Semsa, das 14h00 às 17h00. Na quinta-feira, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, irá participar de mesa-redonda com a abordagem do tema “O desafio da formação do profissional de saúde para o trabalho no SUS na Amazônia”, das 9h30 às 11h40.

Na sexta-feira, o diretor do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Nilson Ando, irá participar da discussão em mesa-redonda sobre o tema “O banzeiro nas políticas de saúde na atenção ao ribeirinho”, das 14h00 às 16h30. Nilson Ando explica que objetivo é promover a discussão sobre diferentes temas importantes dentro do SUS, estimulando a troca de experiências entre os profissionais de saúde que atuam na região Norte e buscando estratégias mais eficientes de atuação.

“No caso da oficina sobre políticas de saúde na atenção ao ribeirinho, a intenção é discutir as estratégias utilizadas pelos estados e municípios para superar questões como a dificuldade de acesso aos serviços e o fluxo para o encaminhamento dos moradores de áreas ribeirinhas para os serviços especializados de saúde. O município de Manaus, por exemplo, utilizou como uma das estratégias a disponibilização de serviços de saúde por meio de Unidades Móveis Fluviais, com o objetivo de permitir um acesso mais fácil aos moradores das áreas ribeirinhas. Também vamos discutir eficácia das ações que o Governo Federal vem executando”, ressaltou Nilson Ando.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus