Saiba se os estabelecimentos podem cobrar pelas sacolas plásticas em Manaus

Por Portal do Holanda

25/10/2021 17h31 — em Manaus

Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Manaus/AM - A lei das sacolas plásticas, que proibia a distribuição gratuita de sacolas em supermercados, foi bastante criticada pelos consumidores e ainda causa dúvida após uma série de divergências. 

Segundo o Procon-AM, os estabelecimentos podem cobrar pelas sacolas até outubro do ano que vem. A venda de sacolas é opcional a cada estabelecimento, ressalta o órgão.

Em 2022, será obrigatória a distribuição de sacolas biodegradáveis. Segundo a Lei, a proibição da venda de qualquer sacola passa a ser proibida a partir de outubro de 2023. O estabelecimento deve avisar antes sobre a cobrança da sacola.

Qual o valor mínimo da cobrança? 

Não há valor mínimo ou máximo para a cobrança. Assim como a venda de sacolas é opcional, a designação do preço fica a critério de cada estabelecimento.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus