Saiba quais documentos são exigidos para receber a vacina contra a covid-19

Por Portal do Holanda

19/01/2021 10h13 — em Manaus

Cartão do SUS é fundamental - Foto: Jander Robsom/Portal do Holanda

Manaus/AM - A cidade de Manaus inicia oficialmente nesta terça-feira (19), a campanha de vacinação contra a covid-19. Nesse primeiro momento, conforme determinado pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), profissionais de saúde, comunidades indígenas, idosos e cuidadores que atuam em casas de repouso, serão os primeiros a receberem as doses. 

Contudo, no momento da vacinação é necessário apresentar documentos de CPF, RG e Cartão Nacional do SUS. Eles irão ajudar o Ministério da Saúde a ter controle do número de imunizados, bem como evitar duplicidade no sistema nacional. 

A apresentação dos documentos é exigência em todo o país e o  Cartão do SUS é um mais importante porque por meio dele será possível consultar o histórico médico do paciente e confirmar que ele faz parte do grupo de risco. Quem perdeu o cartão pode ir até uma unidade de saúde para pedir a segunda via que sai na hora.

De acordo com o ministério, quem não estiver com o documento em mãos no momento de receber a dose, não deixará de se vacinar, mas terá que comprovar que se encaixa no grupo de risco.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus