Proposta reforça contratação de professores de Educação Física
O vereador Everaldo Farias, protocolou nesta semana a Indicação nº 1301/2013, ao prefeito Artur Neto, solicitando reforço para o quadro de professores graduados em Educação Física nas escolas municipais de Ensino Fundamental. A proposta, segundo o vereador, tem como objetivo reduzir os riscos de obesidade e sobrepeso na infância.
De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, Manaus está na 6ª posição do ranking de capitais brasileiras com maior incidência de pessoas com obesidade, cerca de 20%. O índice se agrava quando o assunto é sobrepeso, 52% dos moradores estão com o Índice de Massa Corporal entre 25 e 29.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, existe menos de um professor de Educação Física, em média, para cada escola. Atualmente, são 500 escolas de Ensino Fundamental para 462 professores graduados na área.
Everaldo explicou que a indicação também visa proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino a prática adequada da atividade física e valorizar os professores de educação física com Ensino Superior que têm especialização em sua área.
“O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo a oportunidade de participar de atividades desportivas para reduzir os riscos do sobrepeso e da obesidade. Mas para acompanhar esses alunos é necessário a atuação de profissionais habilitados”, defendeu Everaldo.
ASSUNTOS: Manaus