Siga o Portal do Holanda

Manaus

Projetos preveem restauração em ruas da cidade

Publicado

em

O projeto da praça Tenreiro Aranha, localizada na rua Floriano Peixoto, prevê o resgate da arquitetura utilizada no espaço na década de 1920, com a reabertura da via central, recriando parte dos jardins com fícus, benjamins e palmeiras, além do resgate do passeio público. Já o lado Oeste da praça oferecerá um espaço contemplativo para que o público volte a ocupar o local.

Já as obras do entorno do Adolpho Lisboa incluem a revitalização das ruas dos Barés, Barão de São Domingos, Miranda Leão, da travessa Tabelião Lessa, avenida Manaus Moderna e da praça do Mercado. A obra irá resgatar os elementos originais de pavimentação das calçadas e ruas, valorizando o ambiente com a arborização da área com Ipê.

Todas as obras do PAC permitem uma conexão com outras obras de revitalização do Centro Histórico, do Paço Municipal até o Largo São Sebastião, criando um percurso cultural contínuo entre todos esses pontos turísticos. Os serviços iniciais se concentrarão na prospecção das calçadas para resgatar as pedras lióz e os paralelepípedos originais do Centro.

“Nosso cronograma para essas duas obras é de seis meses, mas faremos o máximo possível para aproveitar o período de verão, acelerando os serviços para antecipar a entrega. Nossa meta é que até a realização dos Jogos Olímpicos já possamos mostrar a nova cara do Centro Histórico de Manaus para os turistas que para cá vierem”, concluiu o coordenador do PAC Cidades Históricas em Manaus, Antônio Nelson.

Veja Também

Outras obras

Atualmente, recebem obras do PAC Cidades Históricas na capital a praça XV de Novembro, mas conhecida como praça da Matriz; a praça Adalberto Vale; e também agora a praça Tenreiro Aranha e o entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Todas aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A mais recente aprovação, junto ao órgão federal de Patrimônio Histórico, foi o Pavilhão Universal. Outros cinco projetos ainda se encontram em análise no Iphan. São eles: o antigo Hotel Cassina, a Biblioteca Municipal, a praça Dom Pedro II, a antiga Câmara Municipal e o prédio Corpo de Bombeiros.

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.