Profissionais da saúde recebem primeira dose de vacina da Covid em Manaus

Por Portal do Holanda

19/01/2021 11h03 — em Manaus

Profissional da saúde sendo vacinada contra Covid-19 - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Profissionais da saúde receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, na manhã desta terça-feira (19), em Manaus, durante a abertura da campanha de vacinação contra o vírus.

Durante a cerimônia, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou que somente na capital, existem 56 mil profissionais da saúde cadastrados, porém, somente 20 mil devem tomar a primeira dose da vacina, nesta tarde. As vacinas serão aplicadas por equipes que visitarão as unidades de saúde da rede pública.

"Serão vacinados apenas os grupos prioritários, que são profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento à população, tanto da rede pública quando privada e os povos indígenas aldeados. Temos 56 mil profissionais da saúde na capital, mas só temos 20 mil vacinas. Temos 50 equipes volantes ou fixas, nesse primeiro momento, para atuar em 43 pontos de saúde para fazer a vacinação desses profissionais", destacou.

Almeida comentou que considera pequena a quantidade de doses destinadas a cidade. "Não é hora de estar brigando, de estar cobrando. Achava que seria na proporcionalidade, 70% dos profissionais da saúde estão em Manaus, por isso não entendemos essa divisão. Nos programamos para mais, mas vamos nos adequar a nossa realidade, ao que temos agora. Esporamos que a cidade receba mais doses nas próximas remessas", afirmou o prefeito.

A prefeitura informou que o cronograma de aplicação das doses em Manaus nas demais fase da campanha só será elaborado após o envio de novas remessas de vacina. Os locais de vacinação também só serão confirmados pela prefeitura após o fechamento do cronograma.

Para a vacinação na capital, a Prefeitura de Manaus providenciou 1,5 milhão de seringas e já tem em estoque 500 mil unidades, além de quantidade de algodão e EPIs suficientes para a realização de todas as fases da campanha de vacinação contra a Covid-19.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus