Compartilhe este texto

Prefeitura quer reduzir obesidade e desnutrição

Por Portal Do Holanda

04/09/2013 15h11 — em
Manaus




 

Levantamento do Ministério da Saúde revela que 51% da população brasileira estão acima do peso. Em 2006, o percentual era de 43%. A maioria de obesos é de homens, representando 54%. Enquanto isso, a desnutrição é responsável pela morte de 3,1 milhões de crianças a cada ano, ou 45% de todas as mortes de crianças menores de cinco anos de idade.


 

Para ajudar a reduzir esses números e combater a obesidade e a desnutrição nos pacientes atendidos nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado o workshop “Política de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde”, em comemoração ao Dia do Nutricionista, dia 31 de agosto.

O evento foi realizado no auditório da Semsa direcionado a nutricionistas e alunos dos cursos de Nutrição dos estabelecimentos de ensino superior de Manaus. No workshop, a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Lubélia de Sá Freire, anunciou que nutricionistas que irão trabalhar nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família terão papel fundamental para diminuir os índices de doenças causadas pela obesidade e desnutrição, orientando sobre práticas de alimentação saudável.


 

“A obesidade hoje já chega a ser maior que a desnutrição, devido ao sedentarismo e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. A Atenção Básica proporciona diferentes tipos de tratamentos e acompanhamentos ao paciente, o que inclui também atendimento psicológico. O prefeito Artur Neto já anunciou a inauguração de 40 Módulos de Saúde da Família, com equipes do NASF que terão nutricionistas que, com certeza, darão uma grande contribuição para a queda dos índices de obesidade e desnutrição em Manaus. Além disso, teremos Academia da Saúde e Espaço Saúde. A Semsa também tem vários programas de nutrição, como o Leite do Meu Filho”, afirmou a subsecretária.


 

O paciente com sobrepeso, de acordo com a subsecretária, poderá ser encaminhado a Academia da Saúde para realização de atividades físicas e ao NASF para receber orientações para uma alimentação saudável e balanceada. A evolução do tratamento será acompanhada pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde.

“O Programa Academia da Saúde é uma estratégia para induzir o aumento da prática da atividade física na população. A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer”, contou.

De acordo com Lubélia, a atenção nutricional no âmbito da atenção básica deverá dar respostas às demandas e necessidades de saúde do seu território, considerando as de maior frequência e relevância e observando critérios de risco e vulnerabilidade. “Damos prioridade às ações preventivas e de tratamento da obesidade, da desnutrição, das carências nutricionais específicas e de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à alimentação e nutrição”, enfatizou, acrescentando que as ações de prevenção das carências nutricionais específicas por meio da suplementação de micronutrientes serão de responsabilidade dos serviços de Atenção Básica em acordo com o disposto nas normas técnicas dos programas de suplementação.

Presente no evento, a representante do Conselho Federal de Nutrição, Leida Bressane, disse que a nutrição adequada é fundamental para a redução de doenças. “A nutrição no Sistema Único de Saúde é de extrema importância para a saúde pública e deve ser prioridade em todas as instâncias. Todos os profissionais de nutrição devem estar inseridos no contexto de atendimento da rede de saúde, orientando sobre alimentação adequada e alternativa”, disse.

Programação - Durante o workshop, foram abordados os temas: Organização da Atenção Nutricional; Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional: Ações do Conselho Federal de Nutrição; Programa Bolsa Família e suas condicionalidades; Prevenção e Controle da Deficiência de Ferro; o programa Amamenta e Alimenta Brasil; Controle e Regulação de Alimentos; e Promoção da Alimentação Saudável.

A discussão sobre os temas contou com a participação também de representantes da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, do Departamento de Vigilância Sanitária/Semsa e do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudável/Semsa.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus