Prefeitura atua e garante tranquilidade no Desfile das Escolas de Samba

FOTOS: Tácio Melo
A Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços para atuar integradamente ao Governo do Estado durante os desfiles das Escolas de Samba. Mais de 600 profissionais estiveram envolvidos nas duas noites em que as escolas do Grupo Especial e Grupos de Acesso passaram pelo Sambódromo e continuaram atuando até a segunda-feira gorda de Carnaval.
Para o prefeito Artur Virgílio Neto, que prestigiou o evento e só deixou o Centro de Convenções depois que a última agremiação, Vitória-Régia, passou pela “Passarela do Samba”, o Carnaval é um momento importante no calendário de Manaus e tem a ”cara” do povo brasileiro.
“Manaus é uma cidade muito feliz porque tem um bonito carnaval de rua - e digo isso pelos 116 blocos e bandas que foram apoiados pela prefeitura -, mas também pelo seu contagiante carnaval na avenida. No Sambódromo, montamos uma estratégia para dar apoio ao Governo do Estado com aparelhos do SAMU, agentes de trânsito, reforço no sistema de transporte coletivo, enfim, tudo que esteve ao nosso alcance para ajudar nesse momento de alegria e de manifestação popular, que também gera emprego e renda”, destacou o prefeito.
Este ano, 20 Escolas de Samba receberam recursos da prefeitura. Por meio do Edital 0001/2015, foi repassado o montante de R$ 2.102.277,90 para agremiações dos Grupos Especial, A, B e C. Dentre os serviços municipais oferecidos no desfile das Escolas de Samba, destaca-se também a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com a campanha de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infanto-juvenil.
“É só com o esforço de todos que conseguiremos proteger nossas crianças e adolescentes. O Carnaval é um momento de alegria, mas é preciso estar atento para garantir o respeito aos direitos das nossas crianças. Devemos manter os olhos abertos e denunciar”, alertou a primeira-dama e secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro.
E para garantir a beleza da festa até o fim do período carnavalesco, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública botou seu bloco para desfilar com 80 funcionários, fazendo um arrastão de lixo após a passagem de cada agremiação. A partir deste domingo, 15, mais 200 profissionais entram no esquema para que, até a terça-feira, 17, as equipes tenham concluído grande parte da limpeza da cidade.
Mais serviços
- Ambulantes: Cerca de 50 servidores da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) estiveram envolvidos na fiscalização a vendedores ambulantes. São 35 fiscais, divididos em dois turnos, nas ruas e avenidas próximas ao Sambódromo até a quarta-feira de Cinzas, 16.
- Segurança: A Guarda Municipal também atuou no apoio ao combate ao comércio irregular, nas ações da Semasdh e na segurança aos brincantes que se estendeu ao ponto de embarque e desembarque de passageiros na Constantino Nery.



ASSUNTOS: Manaus, Amazonas