Manaus/AM - Com 15 metros de altura e 6 de largura, a primeira grande árvore da campanha “Natal do Abraço”, da Prefeitura de Manaus, foi acesa no início da noite deste domingo (22) em ato simbólico, na praça 15 de Novembro, a praça da Matriz, em frente à Catedral Metropolitana de Manaus, no centro histórico. A ação, coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, também contempla mais três espaços públicos com grandes árvores natalinas, além de decoração em ruas e avenidas da cidade.
“O Natal é sempre um momento de reflexão, união familiar, paz, fé, de saúde e prosperidade. É disso que precisamos, sobretudo neste ano tão difícil para todos nós, que enfrentaram essa terrível doença que é a Covid-19, que perdemos familiares e amigos, e que precisamos superar dificuldades.
Como em anos anteriores, não haverá grandes festas, mas essas árvores e decorações natalinas, tão tradicionais na nossa cidade, nos remeterá a um significado profundo de esperança em dias melhores”, refletiu o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Pelo quarto ano consecutivo, o artista plástico parintinense Juarez Lima é o responsável pela concepção da árvore da Matriz e por outras que vão iluminar a cidade nesse período. Batizada como “Árvore da Fé”, o conceito do projeto traz a imagem de Nossa Senhora, incorporada ao design da estrutura da árvore, desde a base até seu ponto mais alto.
Além da praça da Matriz, outros locais públicos também receberão as árvores do “Natal do Abraço 2020”. Elas serão erguidas na bola do Produtor, na zona Leste, na avenida Max Teixeira, zona Norte, e no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste.
Outras decorações
O “Natal do Abraço” é o fio condutor da programação de Natal da Prefeitura de Manaus. O eixo “Espírito de Natal”, que trata sobre a ornamentação da cidade e engloba a montagem das grandes árvores, inclui ainda a decoração de ruas, avenidas e complexos viários da cidade, com ornatos natalinos iluminados em forma de laços, caixas de presentes, sinos, estrelas e anjos.
Entre as vias contempladas estão as avenidas 7 de Setembro, Eduardo Ribeiro, Efigênio Salles, Brasil, Darcy Vargas, Djalma Batista, Grande Circular, Maneca Marques, Santos Dumont, Mário Ypiranga Monteiro e Torquato Tapajós, além das ruas Pará e João Valério. Outros locais públicos também recebem o toque especial natalino, como o Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas e entornos do shopping Phelippe Daou, na zona Leste, e da orla do bairro de Educandos, zona Sul.

