Manaus/AM - A polícia recebeu uma denúncia sobre um caso de trabalho análogo à escravidão contra uma adolescente de 17 anos, em uma casa na zona Norte de Manaus.
De acordo com a polícia, a suspeita é que a adolescente teria ficado em situação de trabalho infantil há cerca de 4 anos. Os suspeitos de manterem a menina realizando trabalho doméstico não tiveram identidades reveladas.
Equipes de polícia foram na casa denunciada nesta quinta-feira (17) para investigar sobre o caso, mas a adolescente já não estava lá. Conforme o Auditor Fiscal do Trabalho da SRT/AM, Emerson Costa, o local já teve uma abordagem no final de 2021 em relação a situação da menor.
Posteriormente, a polícia localizou a adolescente que estaria na casa de seus pais. Ela foi orientada e vai receber apoio para obter uma vaga de aprendizagem profissional, com contrato formal e atividade permitida para a idade, mantendo frequência regular à escola.
"Ainda é muito comum em nosso Estado, famílias simples do interior entregarem suas filhas e filhos para famílias de Manaus, com condições financeiras melhores, a pretexto de irem estudar na cidade grande. Ocorre que, em muitos casos, ao invés de a criança e o adolescente (menor de 18 anos) estudarem, são retiradas da escola, obrigadas a realizar trabalhos domésticos, sem qualquer pagamento, circunstâncias que configuram trabalho doméstico infantil”, disse Emerson.
Para quem deseja denunciar casos de trabalho escravo basta encaminhar ao MPT por meio do Disque 100.



