Início Manaus Para Arthur Virgílio, obras em Manaus são fatores de cidade inteligente
Manaus

Para Arthur Virgílio, obras em Manaus são fatores de cidade inteligente

Cidade inteligente

Para Arthur Virgílio, obras em Manaus são fatores de cidade inteligente
Para Arthur Virgílio, obras em Manaus são fatores de cidade inteligente

Manaus/AM - A capital amazonense já é a sexta cidade mais empreendedora do país e a 12ª colocada em tecnologia e inovação. Com a inauguração do Polo Digital, prevista para o fim deste mês como parte das obras entregues pelo aniversário de 351 anos de Manaus, que irá funcionar no antigo hotel Cassina, centro histórico, e com a operacionalização do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), agendada para novembro, o desempenho desses indicadores deverá crescer de forma acelerada, colocando a capital do Amazonas entre as primeiras colocadas.

“Se estamos avançando rapidamente com as políticas públicas, obras e programas que estamos implantando, com o funcionamento desses dois locais, que são símbolo máximo de Cidade Inteligente e de economia 4.0, com foco no empreendedorismo, não temos dúvidas de que subiremos para o topo”, afirmou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que vistoriou nesta quinta-feira, 8/10, as obras do Polo Digital Cassina, em conclusão, e do CCC, cuja obra física foi entregue e passa pela adequação de equipamentos e sistemas informatizados.

Os indicadores destacados pelo prefeito dizem respeito ao “Ranking Connected Smart Cities/2020”, que aponta Manaus como a sexta no Brasil e a primeira na região Norte como Cidade Empreendedora, além do avanço em 18 posições no indicador de Cidade Inteligente. O estudo avalia 11 eixos de ações e investimentos. “Manaus, Cidade Inteligente já é um fato real”, destacou o prefeito.

 A obra, além de manter os aspectos históricos do antigo hotel Cassina em sua fachada e estruturas internas, faz um casamento perfeito com a modernidade, trabalhando os conceitos de espaços abertos e transparências. O Polo Digital tem espaço dedicado para, aproximadamente, cem empreendedores, com laboratórios, salas de desenvolvimento de startups, de treinamento, auditório e um espaço café que servirá para o encontro de ideias.

Centro histórico

O prefeito também visitou a obra de restauro da antiga Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma das obras do programa Manaus Histórica, que contempla prédios como o do antigo hotel Cassina; a própria Câmara, que vai abrigar o Centro de Arqueologia de Manaus; a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, já com a obra concluída e pronta para abrir ao público após a pandemia, e outras.

O restauro do prédio da antiga CMM contempla três edificações, que vão compor o Centro de Arqueologia de Manaus, com espaços para exposições, laboratórios de arqueologia e guarda de patrimônio arqueológico, pesquisas científicas, serviços, cafés e lojas de souvenir.  Durante as obras, foram encontrados dois mosaicos, que foram reconstruídos em parte, destacando as obras de restauro.  

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?