Início Manaus Pacientes com covid são transferidos de Manaus para Macapá sem autorização
Manaus

Pacientes com covid são transferidos de Manaus para Macapá sem autorização

Duas pessoas morreram

Pacientes com covid são transferidos de Manaus para Macapá sem autorização
Pacientes com covid são transferidos de Manaus para Macapá sem autorização

Manaus/AM - O governador do Amapá, Waldez Góes, informou neste sábado que três pacientes com covid-19 foram transferidos de Manaus para Macapá sem autorização das autoridades.

Duas pessoas morreram e uma segue internada no hospital particular. A prática configura dois crimes: um de infração de medida sanitária e outra de atentado à saúde pública.

A transferência de pacientes devem atender a protocolos de segurança para que não haja contaminação, principalmente por conta da nova cepa do coronavírus que circula no Amazonas.

“Acabo de ser informado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, que após investigação in loco no Hospital Unimed Fama em Macapá, foi constatado a internação de uma paciente transferida de Manaus por UTI aérea sem a notificação obrigatória às autoridades locais ou nacionais. Além deste caso, a SVS confirmou o óbito de outras duas pacientes também transferidas de Manaus para o Hospital Unimed Fama sem a autorização das autoridades  Sanitárias e de Saúde, configurando crime de infração de medida sanitária e atentado à Saúde Pública”, disse o governador em rede social.

O governador disse que informou sobre o ocorrido ao Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal. “Comunicamos o ocorrido ao Ministério da Saúde

e Ministério Público Federal e Estadual para que todas as medidas de responsabilização sejam imediatamente tomadas. Também determinei a SVS que tome as medidas de biossegurança necessárias no sentido de rastrear e identificar a CEPA do vírus e à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas legais para as responsabilizações cabíveis”, informou.

Waldez criticou o hospital pela transferência irregular. “É inaceitável que uma instituição que preza pela Saúde dos seus segurados, transgrida as regras nacionais e internacionais para o enfrentamento da Pandemia do Coronavírus, colocando em risco a saúde pública e a vida dos amapaenses”.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?