No Dia do Idoso, confira cuidados com prevenção à covid-19

Por Portal do Holanda

01/10/2020 9h27 — em Manaus

Para fazer exercícios não há necessidade de sair de casa - Foto: Ingrid Anne/Semcom

Manaus/AM - A atenção à saúde física e mental das pessoas idosas é pauta prioritária na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. E, em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus alerta, neste Dia internacional do Idoso, 1º/10, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobre a necessidade de medidas preventivas, uma rotina de atividades físicas, aliada a outros hábitos saudáveis, em combate à covid-19. 

“Vivemos um momento difícil, delicado, devido à guerra contra esse inimigo letal, que é o novo coronavírus. Nossa maior preocupação é com a saúde de todos, com atenção especial aos idosos.  É momento de acolhimento e proteção às pessoas da terceira idade e também de levar informação e incentivá-los aos cuidados para se prevenir contra a covid-19. Neste Dia do Idoso, nosso maior desejo é que as pessoas dessa melhor idade possam viver esse envelhecimento de forma digna, respeitosa e com muita saúde”, destacou Arthur Neto.

Desde a retomada gradual das atividades comerciais na capital, a prefeitura tem reforçado os cuidados que as pessoas idosas devem observar, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Ao sair de casa, a pessoa idosa também deve evitar o contato com maçanetas, corrimãos de escadas e se debruçar em superfícies lisas, que podem possuir maior concentração do vírus. “Outra opção para evitar sair de casa é procurar serviços de entregas. Com a pandemia, muitos locais oferecem delivery, tornando-se uma ferramenta eficaz para resolver as necessidades básicas”, recomendou.

‘Doutor Thomas’

Com seis meses de pandemia, a recomendação é para que os idosos possam também buscar atividades prazerosas de passatempo em casa e até mesmo atividade física, se não houver restrições de saúde.

Exercícios em casa

E, para realizar essas atividades, não há necessidade sequer de sair de casa, apenas encontrar um espaço adequado sem riscos de se machucar, alimentar-se e tomar remédios necessários corretamente, conhecer e respeitar seus limites, e então começar se exercitar.

Os profissionais de educação física do Parque Municipal do Idoso, durante esse período da pandemia, estão realizando atividades físicas com os 118 idosos institucionalizados da FDT, divididos por grau de dependência, a equipe realiza treinamentos específicos, como caminhada, alongamento e jogos recreativos, que têm como foco central a mobilidade e o fortalecimento da musculatura, visando, pura e simplesmente, a saúde do idoso atendido.