Moradores de rua serão acolhidos em abrigo após triagem, em Manaus

Por Portal do Holanda

24/02/2021 16h58 — em Manaus

Abrigo emergencial temporário Manaus - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os grupos de pessoas em situação de rua que serão acolhidas no abrigo emergencial temporário, com previsão de inauguração ainda nesta semana, irão passar por triagem, com a realização de testes rápidos para Covid-19, HIV (vírus causador da Aids) e tuberculose.

O abrigo será coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e funcionará na área da Concentração do Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus.

A triagem será realizada na Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Nova e Eterna Aliança, uma instituição sem fins lucrativos, que atende pessoas em situação de rua no Centro da capital, zona sul de Manaus. Os testes serão feitos por equipes do projeto Consultório na Rua, da Prefeitura de Manaus, e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os que testarem positivo vão ser encaminhados à rede de saúde.

Após a triagem, esses grupos serão levados para o local do abrigo localizado na zona centro-oeste de Manaus. O traslado será feito por meio de um ônibus, cedido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) para a ação.

Idosos, gestantes e núcleos familiares fazem parte dos grupos que serão acolhidos no abrigo emergencial temporário.

Assistência social - A Comunidade Nova e Eterna Aliança presta serviço especializado de assistência social a pessoas em situação de rua há mais de 20 anos, no Centro. A instituição atua amparada pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, aprovada pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social ‐ CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009.

Outras OSCs também vão atuar no abrigo emergencial, sendo essas a Pastoral do Povo da Rua, Desafio Jovem de Manaus e Projeto Mais Amor.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus