Início Manaus Morador do Parque Dez faz entrega voluntária de um periquito ao Ipaam
Manaus

Morador do Parque Dez faz entrega voluntária de um periquito ao Ipaam


 

O IPAAM recebeu, por meio da Gerencia de Fauna, um Periquito que foi resgatado por Herimar Nina Grana, morador do bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com a equipe de fauna do IPAAM, a ave da espécie Brotogeres Versicolurus estava muito ferida, com a asa quebrada.

O voluntário da entrega da ave relatou que a ave apareceu em sua casa e logo que percebeu o ferimento entrou em contato com a Gfau e levou a ave até o órgão, de onde saiu com um Termo de Recebimento de Animais Silvestres.

Segundo a gerente de fauna do IPAAM, Sônia Canto, existem três tipos de resgates que são por Entrega Voluntária, como a realizada por Herimar e que não gera multa, por Solicitação quando um cidadão solicita o resgate ao IPAAM sem gerar multa, e por Apreensão, quando é o órgão que identifica uma situação de crime ambiental contra a fauna e o animal precisa ser apreendido, gerando multa para o infrator.

Os animais que são apreendidos são levados para o Centro de Triagem de animais silvestres, local onde são feitas as avaliações do estado de cada animal. No caso do periquito entregue voluntariamente, a recuperação física pode levar de 20 a 40 dias, conforme estimativa dos técnicos que receberam a ave e a entregaram no CETAS/IBAMA de Manaus.

Os serviços de resgates de animais silvestres executados pela gerencia de fauna do IPAAM podem ser acionados pelo telefone 2123-6739 nos dias de semana, durante o horário de expediente do órgão, e pelo telefone 2123-6700 nos dias de semana à noite e também nos sábados, domingos e feriados.

A gerencia de fauna do IPAAM foi criada este ano e começou suas atividades em março, após assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis pelo qual o órgão federal e o estadual compartilham as atividades de gestão de fauna no Estado do Amazonas.


 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?