Médico denuncia falta de oxigênio em hospitais de Manaus

Por Portal do Holanda

14/01/2021 10h56 — em Manaus

Foto: Reprodução

Manaus/AM -  Mauro Viana, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, divulgou um vídeo na manhã desta quinta-feira (14), afirmando que vários hospitais de Manaus já estão sem oxigênio para atender os pacientes internados.

 

Uma das unidades que enfrentam este drama é o Hospital Universitário Getúlio Vargas, onde os profissionais de saúde estão tendo que usar ambu, uma espécie de balão de oxigênio manual, para manter pacientes em estado mais grave vivos.

Em áudio, um médico do HUGV relata a situação desesperadora e implora por ajuda:

 

Viana também chama a atenção para a gravidade do caso e pede que o Governo entre com socorro imediato para evitar mais mortes: “Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para se salvar vidas. Que Deus nos ajude!”.

Em nota, o HUGV confirma a informação e diz que está tomando medidas para contornar a situação:


O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) informa que tem conhecimento sobre a falta de oxigênio que afeta, não apenas este hospital, mas toda a cidade de Manaus e continua apoiando as ações do Ministério da Saúde, órgão que coordena os esforços de combate à Covid-19 no Estado. Cabe destacar que o HUGV tem contrato vigente de fornecimento de oxigênio e, mesmo estando em contato com a fornecedora e até mesmo outras empresas há dias, o HUGV não recebeu o suficiente para atender a sua demanda.

O HUGV reforça que não está medindo esforços para solucionar o problema no menor prazo possível.

 


+ Manaus