Médico de Manaus descreve colapso no sistema de saúde como 'apocalíptico'

Por Portal do Holanda

15/01/2021 19h59 — em Manaus

Situação no hospital 28 de Agosto - Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Manaus/AM - O médico intensivista Luan Menezes, que atua na linha de frente no combate à Covid-19 classificou a situação em que vive Manaus como 'apocalíptico'. Ao IG, ele relatou que os sintomas estão avançando e isso tem piorado o quadro clínico dos pacientes. 

"São pacientes muito graves. Eu tenho tido contato com médico de outros estados, e a forma como os sintomas avançam, a velocidade com a qual os pacientes pioram, entram em sepse e morrem, só tem aqui. É uma situação apocalítica, as pessoas estão morrendo a rodo", contou o profissional que atua no hospital Delphina Aziz. 

"Os doentes pioram muito rápido, entubam muito rápido, chocam muito rápido... falência pulmonar muito rápido, falência renal muito rápido. Não tem doente grave como tem aqui em nenhum lugar do mundo A gente está levando a medicina intensiva para outro nível", complementou. 

Luan também ressaltou que diferente do início da pandemia, agora há mais pacientes jovens com quadros graves da doença. "Noticiamos a pais de que terão de enterrar seus filhos. Na UTI que eu estou, nós perdemos um rapaz de 27 anos. Tem outros dois de 24 anos que também estão muito graves e provavelmente não vão sair da intubação. Isso de idade já caiu por terra", contou ao IG. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus