Manaus/AM - As principais avenidas de Manaus vão ganhar 50 novos semáforos inteligentes no segundo semestre deste ano. A ordem de serviço para instalação dos novos aparelhos, que vão adaptar o temporizador conforme o fluxo do trânsito, foi assinada nesta quarta-feira (13), pelo prefeito David Almeida.
A nova ferramenta permitirá, em tempo real, que o semáforo reconheça o tamanho da fila de veículos de uma via e ajuste o tempo semafórico automaticamente.
Os semáforos atualmente em operação são ajustados com horário programado. Com a mudança, os ajustes serão de acordo com a formação da fila. Existirá um laço virtual em que o equipamento irá “ler” a quantidade de carros.
Outra novidade é que os atuais semáforos podem ser utilizados com o novo equipamento. A previsão é atualizar 30 semáforos já instalados e implantar 20 novos equipamentos, totalizando 50 semáforos inteligentes neste primeiro momento.
A programação prevê a implantação dos primeiros equipamentos na região dos bairros Adrianópolis e Aleixo, ambos na zona Centro-Sul. Uma central exclusiva fará o acompanhamento desse sistema, que trará muitos benefícios à mobilidade da capital.


