Compartilhe este texto

Manaus tem meta para vacinar mais de 60 mil crianças contra a dengue

Por Portal Do Holanda

22/02/2024 18h12 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com a meta de alcançar 90% das 65.037 crianças de 10 e 11 anos de idade, Manaus começou a vacinar contra a dengue, nesta quinta-feira (22). A abertura oficial da imunização ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na zona Oeste, que é referência para 34 mil usuários, incluindo os indígenas de 35 etnias que residem na região. No local, a primeira criança a receber uma dose da vacina Qdenga foi Anita, de 10 anos, que pertence à etnia Koripako, originária do Alto Rio Negro.

A nova vacina contra a dengue está disponível em 171 salas de vacina da rede municipal, cujos endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no site manaus.am.gov.br/semsa ou diretamente pelo link bit.ly/SalasVacinaManaus. Do total de unidades, nove atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para que as crianças sejam vacinadas é necessário que estejam acompanhadas de um dos pais ou de um responsável e apresente documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e o cartão de vacina.

O esquema da vacina Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. As crianças que tiveram diagnóstico confirmado de dengue devem aguardar seis meses para começar o esquema vacinal e quem for infectado após a primeira dose, precisa aguardar 30 dias após o surgimento dos sintomas da dengue para receber a segunda dose da vacina. Não podem ser vacinados os que tenham imunodeficiência congênita ou adquirida, portadores de HIV, os que usam medicamentos imunossupressores, gestantes e mulheres em período de amamentação.

A Qdenga pode ser aplicada junto com as outras vacinas do calendário básico infantil, sem necessidade de intervalo. A regra só não vale para as vacinas contra a febre amarela, contra a varicela e a tríplice viral. Nesses casos, é necessário respeitar 30 dias de intervalo antes ou depois da aplicação da vacina contra a dengue.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus