Compartilhe este texto

Manaus ganhará ‘Parque Gigante da Floresta’ com playgrounds, skate park e quadras de areia

Por Portal do Holanda

13/05/2022 15h57 — em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Inspirado na fauna e flora da região amazônica, a prefeitura de Manaus lançou nesta sexta-feira (13), o projeto Parque Linear Gigantes da Floresta, que será construído na alameda Alphaville, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste. A megaconstrução contará com 134 mil metros quadrados e  será entregue no dia 12 de outubro de 2023, como presente do Dia das Crianças.

Foto: Divulgação

O espaço vai receber academias ao ar livre, passarelas, fontes, espaço de alimentação, parquinhos infantis em piso emborrachado, ciclovia, pista de caminhada, entre outros elementos e esculturas artísticas, além da viabilidade de unidades habitacionais de interesse social. As intervenções de urbanismo e engenharia se aliam ao conceito artístico e lúdico, oferecendo experiências para crianças, jovens, adultos e idosos.

Estrutura

O Parque Linear terá uma faixa saudável que irá atravessar o complexo, com pista de caminhada, faixa verde que receberá arborização para o sombreamento, e ciclovia bidirecional, com um percurso total de 2,1 quilômetros.

Foto: Divulgação

Dois conjuntos de quiosques gourmet vão acomodar atividades voltadas à alimentação, com área de mesas coberta e descobertas por um deck que se integra à faixa saudável. Cada conjunto possuirá banheiros públicos e terá nas proximidades playgrounds.

Estimulando a prática de esportes e atividades, o Parque contará com duas quadras poliesportivas, quatro quadras de areia, três academias ao ar livre e um skate park.

Foto: Divulgação

Sendo um espaço multigeracional para atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o Parque Linear vai contar com um especial playground inclusivo e um play pet. Um Espaço Multiuso será implantado para a realização de diversas atividades, tanto esportivas como a zumba, quanto culturais para apresentação de artistas.

Habitações

O projeto prevê atender uma das necessidades populacionais, com habitação popular e a previsão de construção de 180 unidades habitacionais, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playground.

Foto: Divulgação

Na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o Parque Temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns cenários possuirão áreas molhadas com jatos de água.

Nos cenários temáticos, será possível encontrar estruturas gigantes como onças com 4,5 metros de altura, jacarés de 3 metros, pirarucu com 35 metros de extensão, aves de 7 metros de altura, árvores de 15 metros e até uma iguana com 19 metros de comprimento e 8 metros de altura. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos.

Foto: Divulgação

Descrição urbana e dos cenários animados

Área do parque - 134.870,30 metros quadrados
Ciclovia e pista de caminhada - 1.500 metros
vagas de estacionamento - 212 para carros / 71 para motos
2 quadras poliesportivas
5 quadras de areia
3 playgrounds
1 playground inclusivo
5 quiosques
1 playpet
3 academias ao ar livre
5 paraciclos
1 skate park
1 espaço multiuso para zumba e outras manifestações artísticas
3 torres habitacionais de interesse social
5 conjuntos de banheiros públicos
7 cenários animados temáticos, com rampas de escaladas, escorregadores, área molhada, entre outros brinquedos lúdicos.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus