Mais de 42 mil idosos estão inscritos para vacinação contra Covid em Manaus

Por Portal do Holanda

24/02/2021 4h11 — em Manaus

Cadastro on-line (Foto: Divulgação/Semcom)

Manaus/AM - Cerca de 42,5 mil idosos com idades entre 60 e 69 anos já se cadastraram para a vacinação contra a Covid-19 em Manaus. As faixas etárias de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos são as seguintes na ordem de prioridade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e devem ser incorporadas à campanha municipal após o envio de doses específicas para esse grupo, previstas para março, conforme anúncio do Ministério da Saúde. 

O cadastro foi aberto nesta segunda-feira (22) e faz parte da reprogramação da campanha de vacinação, visando os próximos grupos prioritários.

Além de ordenar a vacinação, o cadastro vai garantir mais agilidade nos postos e evitar erros de registro, uma vez que a equipe de vacinação vai apenas confirmar os dados do usuário e confirmar a aplicação da vacina, sem a necessidade de digitar ou fazer o registro manual das informações. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o cadastro também vai permitir que o órgão faça o agendamento da data e do local onde o idoso deve receber a primeira dose, como já ocorre com a segunda dose para os grupos da primeira etapa da campanha. A estratégia pode melhorar não apenas o fluxo de atendimento, mas oferecer mais eficiência na distribuição das vacinas e materiais aos postos e à escala de vacinadores, por ponto de atendimento. 

De acordo com dados do IBGE, a população de 60 a 69 anos em Manaus é de 115,2 mil pessoas, das quais 67,6 mil com idade de 60 a 64 anos, e 47,5 mil com 65 a 69 anos. Para todos os grupos prioritários, a meta é vacinar no mínimo 90% da população estimada, sendo que o governo federal indica o percentual da população a ser alcançada a cada remessa, quando não é possível enviar o correspondente a 100% do público-alvo em uma única remessa. 

Para realizar o cadastro no Imuniza Manaus, a pessoa que tem entre 60 e 69 anos deve acessar o endereço https://imuniza.manaus.am.gov.br/ e escolher a opção “Cadastro de Idosos”. O sistema vai solicitar informações em três etapas, começando por dados pessoais (nome, documento de identidade, CPF), telefone e comorbidades, caso o usuário tenha alguma, depois endereço e, por fim, e-mail para contato.

Usuários que tenham menos de 60 anos não terão o cadastro concluído e serão orientados pelo sistema a retornar quando o cadastramento estiver aberto para outras idades.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus