Compartilhe este texto

Mais de 2,5 mil casos suspeitos de dengue são investigados em Manaus

Por Portal Do Holanda

19/02/2024 14h55 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - De acordo com a edição do informe epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta segunda-feira (19), mais de 2,5 mil casos de dengue em Manaus estão sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Conforme a publicação da Semsa, entre os dias 11 a 17 de fevereiro de 2024, Manaus registrou 12 novos casos de dengue, confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos. Foram ainda notificados 395 casos suspeitos no período, estando 2.577 casos atualmente em investigação. Sem registros na semana, segue em um o total de óbitos confirmados pela arbovirose; dois outros óbitos estão sendo investigados.

Um caso suspeito de zika foi notificado na última semana e outros 17 estão em investigação, não havendo casos novos pela doença. De chikungunya, o relatório semanal traz um caso confirmado, sete casos notificados (suspeitos) e 41 em investigação. Não há óbitos confirmados ou em investigação por essas arboviroses.

O informe aponta ainda 20 novos casos de oropouche, confirmados por critério laboratorial, mediante exame diferencial realizado em casos suspeitos de infecção por dengue. A publicação não indica casos notificados da doença, por não ser de notificação obrigatória. Permanece em um o número de óbitos confirmados pela arbovirose, sem novos registros na última semana epidemiológica.

No acumulado deste ano, o relatório da Semsa contabiliza 997 casos confirmados de dengue, cinco de zika e um de chikungunya. Foram notificados 5.242 casos suspeitos de dengue, 32 de zika e 50 de chikungunya no período.

Imunização - A prefeitura dará início à vacinação contra a dengue no município nesta quinta-feira (22), com atendimento inicialmente voltado a crianças de 10 e 11 anos de idade, em 171 salas de vacina distribuídas em todas as zonas distritais de saúde da capital. 

A estratégia tem como meta imunizar 90% da população na faixa etária de 10 a 14 anos. As crianças de 10 e 11 anos foram definidas como primeiro grupo a receber a vacina em razão da limitação de doses e do maior índice de hospitalização, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Prevenção - De acordo com a  Semsa medidas de prevenção e controle seguem sendo realizadas ao longo de todo o ano, principalmente no período chuvoso. As ações incluem, entre outras, o manejo ambiental e as inspeções dos agentes de vigilância nas residências.

As medidas para combate às infestações também incluem manter as caixas d’água bem tampadas, encher de areia os pratos de plantas, limpar calhas e ralos, guardar pneus em áreas cobertas, guardar garrafas e outros recipientes com a boca para baixo, amarrar bem sacos de lixo, evitar o acúmulo de sucata e/ou dejetos nos quintais, entre outros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus