Inscrições para Hackathon InovAmazônia encerram na segunda-feira
Programado para fomentar ideias inovadoras na região Amazônica, nos campos da Bioeconomia e da Logística, o evento Hackathon InovAmazônia, a ser realizado ao longo do mês de maio, continua com inscrições abertas até o próximo dia 2 de maio.
A competição, que pretende estimular oportunidades de negócios utilizando recursos locais e/ou resolvendo grandes desafios da região, conta com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e terá participação de membros de incubadoras canadenses, além de representantes de investidores em startups, que vão compor a banca de jurados.
Os alunos da UEA que participarem do evento irão receber um certificado de 24 horas complementares.
O evento está sendo organizado em colaboração com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC), todos reunidos para incentivar a cultura de inovação regional, maturação de projetos que priorizem a economia local e, consequentemente, a retenção de talentos em uma das regiões de maior potencial de biodiversidade no mundo.
A cofundadora e CEO do Apoema Hub, empresa incubada pelo escritório de advocacia VBSO, Tatiana Fiorattii, explica que iniciativas como o InovAmazônia estão alinhadas à estratégia da empresa.
“Nosso objetivo é estabelecer conexões inteligentes e direcionadas, capacitando startups por meio de capital intelectual especializado para que elas alcancem melhores resultados. Temos ao redor deste evento o potencial de desenvolvimento de talentos e o fomento regional na conexão com a UEA e o Idesam, a possibilidade de capacitação executiva e do negócio através nas premiações oferecidas, além da troca de conhecimento com o Canadá por meio da CCBC, em especial em relação à proposta de eficiência da logística regional, vez que o Canadá também possui regiões remotos e de difícil acesso”, explica a executiva.
De acordo com Carlos Kouri, diretor de Bioeconomia do Idesam e um dos coordenadores da iniciativa, além dos desafios normalmente inerentes ao ato de empreender e inovar, uma dificuldade adicional na região Amazônica está ligada à cadeia de logística local, atualmente formada com trajetos de pequenas escalas, grandes distâncias e escassa infraestrutura, impactando negativamente o desenvolvimento da bioeconomia local.
A competição será coordenada em Manaus e São Paulo pelo especialista em inovação e hackathons, Carlos Gothe, Managing Partner de Corporate e Startups no Apoema, e visa estimular oportunidades de negócio resolvendo desafios para escalabilidade regional.
Para participar, as inscrições são gratuitas até o dia 2 de maio e podem ser efetuadas pelo site oficial do projeto: https://apoemahub.com.br/hackathon-inovamazonia/. A participação no evento pode ser individual ou em grupo.
No caso das inscrições individuais, equipes serão formadas ao final do módulo preparatório, com a união de perfis complementares. Haverá ainda mentorias com especialistas em tecnologia, modelagem de negócio e financeira, gestão empresarial, além de marketing e vendas.
ASSUNTOS: Manaus