Hemoam dobrou doações no Dia Nacional do Doador de Sangue

Por Portal do Holanda

26/11/2014 16h57 — em Manaus

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou o dobro de doações de sangue nesta última terça-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. São mais de 400 bolsas de sangue que superaram a meta diária recolhida pela instituição.

O volume coletado ajudará a manter a regularidade do estoque do hemocentro estadual, principalmente durante o período das festas de final de ano, quando há uma defasagem por conta da ausência dos doadores na cidade.

 

TODO DIA É DIA DE SALVAR VIDAS

Em dias normais, a coleta será de 7h às 18h, na FHemoam – de segunda a sábado -, e das 8h às 17h na Maternidade – de segunda a sexta-feira. Uma única bolsa de sangue pode salvar até três vidas, se considerarmos seus componentes: os concentrados de hemácias, as plaquetas e o plasma.

 

QUEM PODE DOAR

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos, pode ser um doador de sangue. O candidato deve estar bem alimentado (não pode estar em jejum) e apresentar documento com foto. 

Não pode doar sangue a pessoa que teve hepatite depois de 11 anos de idade; tem comportamento sexual de risco; é usuária de drogas, teve malária e recebeu transfusão sanguínea a menos de um ano; teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; ou teve febre alta nos últimos 30 dias. Após a doação, a pessoa pode retornar às suas atividades diárias.