Geriatra do Amazonas, Euler Ribeiro fala como chegar aos 100 anos com saúde

Por Portal do Holanda

23/06/2021 16h07 — em Manaus

Especialista falou sobre cuidados com saúde e crimes contra idosos. Foto: Paulo Rabelo/ Portal do Holanda

Manaus/AM - O mês de junho é dedicado ao combate à violência contra a terceira idade e nessa terça-feira (22), o Programa ‘Hora do H’, do Portal do Holanda, recebeu o geriatra e gerontologista Euler Ribeiro para falar sobre como chegar aos 100 anos com saúde e como denunciar crimes contra idosos.

Segundo dados da Polícia Civil, Manaus registrou, até maio deste ano, 3.568 ocorrências envolvendo violência contra esse grupo. Por dia, a média é de 23 ocorrências criminais contra o público da terceira idade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). “As pessoas ficaram mais em casa e, consequentemente, esses crimes aumentaram”, disse Euler Ribeiro.

Sobre saúde, o médico conversou com o apresentador Humberto Amorim e explicou que qualquer pessoa pode chegar aos 100 anos. “Hoje existem diferenciais muito grande para a proteção da saúde e uma delas é a vacina. Não deixe de tomar a vacina contra covid, nem a segunda dose. E 30 dias depois, se vacine contra a gripe”, disse Ribeiro.

Mas os cuidados vão para além da vacinação. O médico explica que uma boa noite de sono, de no mínimo 7 horas diárias, pode auxiliar no bom funcionamento do corpo, assim com destacou a importância da sesta após o almoço.

É importante também que o idoso tenha uma alimentação balanceada, reduzindo o consumo de açúcares, gorduras e proteínas. Álcool e café também devem ser consumidos de forma moderada.

Caminhadas também são de extrema importância para o fortalecimento do corpo. “É importante que a pessoa faça ao menos 30 minutos de caminhadas por dia. Um passo por segundo, 60 passos por minuto, pela manhã, para que o sangue circule de forma melhor todos os dias”, disse.

Denúncias

A orientação aos idosos e familiares é denunciar qualquer caso suspeito. Os relatos podem ser feitos através do Disque 100, o telefone 181, disque-denúncia da SSP-AM, ou ainda no telefone da Delegacia do Idoso, no (92) 3214-5800.

Qualquer delegacia de polícia no estado pode registrar Boletim de Ocorrência por crimes contra idosos, mas a capital possui uma delegacia especializada no atendimento dessa população. A DECCI fica na Rua 23, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus