Familiares de detentos fecham avenida por melhorias em presídios de Manaus: vídeo

Por Portal do Holanda

26/07/2021 10h42 — em Manaus

Mulheres estavam com faixas e cartazes. Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Manaus/AM - Dezenas de familiares de presos se reuniram em frente ao Fórum Henoch Reis em protesto pelo retorno das visitas aos detentos, além de outras melhorias. O protesto ocorreu na manhã desta segunda-feira (26), na Avenida André Araújo, Zona Centro-Sul de Manaus. Cerca de 200 pessoas participaram do ato.

 

 

“Eu sei que eles cometeram erros, mas eles já estão pagando. Muitas vezes a comida que eles dão aos presos é estragada. Eles ainda apanham lá dentro. É um absurdo isso. Queremos visitas normal, ventilador nas celas. Um televisor por cela e alimentação para os visitantes”, disse a mulher de um detento que não quis se identificar.

 

De acordo com o coronel Negreiros, da Polícia Militar, alguns manifestantes foram chamados para levarem reivindicações a vara no Fórum. “Uma juíza chamou duas mulheres para falarem sobre os pedidos que elas têm aqui no protesto. O que pedimos é que agora, que elas foram chamadas, liberem a via para que o trânsito seja normalizado”, disse.

O trânsito no sentido bairro/Centro da via ficou comprometido e agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) foram acionados.

Os manifestantes estavam com camisa personalizada e traziam faixas e cartazes pedindo kits de higiene aos presos, visita do Ministério Público, fim da opressão dentro dos presídios e pessoas capacitadas no Raios X. “Somos humilhadas durante a revista porque as pessoas não sabem diferenciar um corpo estranho”, disse outra mulher.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que todas as visitas programadas para segunda-feira (26) serão transferidas para terça-feira (27).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus