Início Manaus Estudo diz que calor mata mais que deslizamentos de terra; Manaus está na pesquisa
Manaus

Estudo diz que calor mata mais que deslizamentos de terra; Manaus está na pesquisa

Estudo diz que calor mata mais que deslizamentos de terra; Manaus está na pesquisa
Estudo diz que calor mata mais que deslizamentos de terra; Manaus está na pesquisa

Manaus/AM – Entre os anos de 2000 a 2018, cerca de 48 mil brasileiros morreram devido o forte calor. O número é superior ao de mortes por deslizamentos de terra. Manaus e outras 13 cidades foram analisadas na pesquisa.

Sete universidades e instituições brasileiras e portuguesas, como a Universidade de Lisboa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgaram o estudo científico, nessa quarta-feira (24), Plos One.

Na região Norte foram analisadas as cidades de Manaus e Belém; no Nordeste foram Fortaleza, Salvador e Recife; No Sudestes foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; No Sul foram Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre; e no Centro-Oeste foram Goiânia, Cuiabá e do Distrito Federal.

O Fator de Excesso de Calor (EHF, na sigla em inglês) foi usado para definir as ondas de calor considerando a intensidade, duração e frequência de aumentos na temperatura para prever níveis considerados nocivos à saúde humana.

A pesquisa mostra que as ondas de calor estão cada vez mais prolongadas. Exemplo disso é que entre as décadas de 1970 a 1980, elas duravam de três a cinco dias. Já nos anos de 2000 a 2010, entre quatro e seis dias.

As mortes registradas pelo calor foram por razões de problemas circulatórios, doenças respiratórias, condições crônicas agravadas pela alta temperatura, sendo os mais afetados idosos e mulheres.

No ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) divulgaram um relatório conjunto informando que o calor mata 15 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo.

O estudo publicado no Plos One também divulgou sistemas para alertar a população sobre a chegada de ondas de calor.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?