Estudo com CoronaVac em Manaus mostra que 91% dos vacinados apresentaram anticorpos após 1ª dose

Por Portal do Holanda

16/09/2021 16h12 — em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Apenas 0,1% das 5 mil pessoas com comorbidades vacinadas com a CoronaVac em Manaus precisaram ser hospitalizadas devido à covid-19, informou a Agência Fiocruz de Notícias. Pelos resultados, 91% dos vacinados apresentaram anticorpos detectáveis após a primeira dose, e 99,8%, após a segunda.

A pesquisa, denominada CovacManaus, conta com voluntários de 18 a 49 anos que trabalham na educação e segurança pública e que estão sendo acompanhado há seis meses.

No total, o estudo aplicou cerca de 10 mil doses doadas pelo Instituto Butantan, com 5.087 pessoas recebendo a primeira dose, e 5.071, a segunda. 

Entre os participantes da pesquisa, 72% tinham obesidade, 54% sofriam de diabetes, 36%, de hipertensão arterial e 27% eram imunossuprimidos.  

Os dados mostram que, entre os participantes, 2,6% tiveram infecções sintomáticas por covid-19 depois da imunização. Em 0,1%, o caso evoluiu para hospitalização e, em 0,04%, houve necessidade de leito de terapia intensiva (UTI). No universo de cerca de 5 mil vacinados, 0,02% morreram de covid-19.

O coordenador do estudo, Marcus Lacerda, pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), informou que o monitoramento vai continuar e que os participantes devem comparecer para fazer a coleta de exames em data agendada, pois esse processo permitirá, entre outras pontos, avaliar a necessidade de dose de reforço.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus