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Em Manaus, professores da rede municipal debatem escolha de livro didático

Por Portal Do Holanda

01/08/2016 14h00 — em
Manaus



Manaus/AM - Durante esta semana, professores das escolas municipais que atendem alunos de 6º ao 9º ano vão debater a escolha do livro didático que será utilizado pelas unidades de ensino no triênio de 2017 a 2019. Na manhã desta segunda-feira, 1º, os professores de Língua Portuguesa se reuniram no auditório da Universidade Paulista, no bairro de Flores, zona Centro-Sul.

Até o próximo dia 12, as escolas precisam escolher as coleções que desejam receber do Ministério de Educação (MEC), que disponibilizou em seu site uma lista com as opções. Para dar autonomia às unidades de ensino, o MEC orientou que cada colégio escolha seus livros, observando as suas necessidades específicas.

Segundo a chefe da Gerência de Ações Complementares e Programas Especiais (GACPE), Dircélia Ortiz, essa é a primeira vez que a secretaria promove esse tipo de orientação. “É importante que os professores troquem experiências entre si para que eles possam ter, por meio das resenhas, um olhar voltado para a nossa proposta curricular da Semed”, explicou.

As reuniões continuam durante a semana. Nesta terça-feira, 2, será a vez dos professores de Matemática. Na quarta, 3, e sexta-feira, 5, as atividades serão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde professores de Artes, Língua Inglesa, História, Geografia e Ciências, também realizam o debate.

“É importante que o professor conheça as propostas e façam a escolha mais adequada. A Semed tem uma proposta curricular que também foi feita com o auxilio dos professores e esses livros devem ter proximidade com esses documentos norteadores do processo de ensino e aprendizagem da Secretaria”, avaliou a chefe do Departamento de Gestão Educacional (DEGE), Marcionília Bessa.

Atividade

Após a explanação inicial, os professores foram divididos em duas turmas, onde liderados por um facilitador da Semed, conheceram os livros disponíveis, compararam com a proposta curricular e debateram entre si a melhor opção.

“Penso que essa é uma maneira mais clara de saber se o que vamos escolher tem a ver com o que estamos trabalhando. Eu trabalho muito com texto, fazendo atividades lúdicas a partir do gênero e o livro é muito importante.”, observou a professora da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, na zona Rural, Vera Lúcia Michiles.

 


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