Compartilhe este texto

Detentos LGBTQIAPN+ participam de ações de saúde na Unidade Prisional do Puraquequara

Por Portal Do Holanda

20/02/2024 20h13 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (Seap) realizou, nesta terça-feira (20), na unidade prisional do Puraquequara (UPP), ação de disponibilização de medicamentos de profilaxia pré-exposição (PREP) e pós exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP), aos internos pertencentes aos grupos LGBTQIAPN+ do sistema prisional do Estado.

A ação é um marco para o sistema penitenciário do Amazonas e tem como objetivo principal de assegurar o acesso da população carcerária do Amazonas a medidas de prevenção combinada, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV. Considerando que o tratamento já estava disponível para a população em geral. Este evento representa uma integração entre diversos setores, incluindo secretarias de Estado, poder judiciário, organizações da sociedade civil e outros parceiros dedicados à promoção da saúde e da dignidade daqueles que estão privados de liberdade.

 

PrEP e PEP

A profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP) são estratégias preventivas utilizadas no contexto da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ambas visam reduzir o risco de infecção pelo HIV, mas são aplicadas em diferentes momentos.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

A PrEP envolve o uso regular de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o HIV, mas que estão em maior risco de serem expostas ao vírus.

 

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

A PEP é uma intervenção de emergência que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao HIV.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus