Compartilhe este texto

Deputados federais do Amazonas apoiam PEC do Semipresidencialismo

Por Portal Do Holanda

07/02/2025 10h19 — em
Manaus


Silas Câmara, Pauderney Avelino, Alberto Neto, Sidney Leite e Adail Filho - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Manaus/AM - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o semipresidencialismo no Brasil já obteve 177 assinaturas na Câmara dos Deputados, ultrapassando o mínimo necessário para tramitação. O modelo prevê a manutenção de um presidente eleito por voto direto, mas com a figura de um primeiro-ministro responsável pela condução do governo.

Entre os signatários da proposta estão cinco deputados do Amazonas: Adail Filho (Republicanos-AM), Alberto Neto (PL-AM), Pauderney Avelino (União Brasil-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Silas Câmara (Republicanos-AM). O apoio indica a adesão de parlamentares do estado a um modelo que fortalece o papel do Congresso na definição do governo e do orçamento.

O semipresidencialismo já foi adotado brevemente no Brasil entre 1961 e 1963 e rejeitado em referendo em 1993. A proposta atual ainda precisa alcançar 300 assinaturas antes de ser oficialmente protocolada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus