Deputado aciona MP contra fila de espera por cateterismo em Manaus
Manaus/AM - O deputado Wilker Barreto (Cidadania) anunciou na segunda-feira (27), durante sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que irá ingressar com uma representação no Ministério Público do Amazonas (MPAM) contra o secretário estadual de saúde (SES-AM), Anoar Samad.
A representação é motivada pela fila de pacientes aguardando pelo procedimento de cateterismo no Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), localizado na Zona Norte de Manaus.
Em seu pronunciamento, Wilker afirmou que vem recebendo diversas denúncias de pacientes que aguardam há um mês pelo procedimento no hospital do coração. O parlamentar também já havia constatado o problema nas fiscalizações que realiza através da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam) às unidades de saúde do Amazonas.
“Passei o final de semana com o meu telefone recebendo pedidos de socorro, de pessoas que estão aguardando há 50, 60 dias um cateterismo. Temos mais de 100 pessoas ocupando as UTIs esperando pelo procedimento no Delphina, João Lúcio, Getúlio Vargas… As máquinas do Francisca Mendes estão quebradas há meses. Isso não é omissão de socorro, é o quê?”, denunciou o deputado.
Wilker afirma que a saúde do estado está em colapso e por isso vai cobrar a atuação do Ministério Público para fiscalizar a gestão do secretário Anoar Samad.
ASSUNTOS: Manaus