Compartilhe este texto

Curto-circuito é a principal causa de incêndios residenciais em Manaus

Por Portal Do Holanda

29/02/2024 13h35 — em
Manaus


Foto: Divulgação SSP-AM

Manaus/AM - As perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) apontam que a pincipal causa de incêndios residenciais em Manaus é o curto-circuito. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), 42 perícias foram realizadas em locais de incêndio em 2023.

Além do curto-circuito ou sobrecarga de energia, vazamento de gás, de fluidos inflamáveis ou incêndios provocados de forma dolosa também são causadores de incêndio em Manaus.

“Muitos incêndios aconteceram em Manaus por curto-circuito ou sobrecarga de energia. Que é quando uma pessoa coloca uma instalação elétrica subdimensionada, sem um profissional capacitado para fazer o projeto correto, e a instalação acaba ficando sem os disjuntores apropriados”, afirmou perito Melquizedec Rodrigues.

Para o procedimentos para perícia, o DPTC precisa ser acionado pela autoridade de polícia para os locais atingidos por incêndios. O acionamento ocorre através de um ofício expedido pelo delegado responsável pelas investigações. A perícia se faz necessária quando há danos ao patrimônio de terceiros, vítima lesionada ou vítima fatal. Nesses casos, é essencial saber as causas do sinistro.

Os laudos oficiais que indicam as causas de incêndios são realizados a partir da coleta de informações no local queimado, após a conclusão, os documentos são enviados para a Polícia Civil.

A região afetada pelo fogo deve ser preservada para não prejudicar o resultado da perícia. Após o serviço de controle das chamas realizado pelo Corpo de Bombeiros a área deve ser isolada pelas autoridades que estão no local. Quando isso não é feito, a própria população acaba desconfigurando o local de incêndio.

Para evitar ocorrências de incêndios em edificações,a população precisa fazer uma revisão e ter atenção em relação à botija de gás, trocar a tubulação. Na rede elétrica, fazer uma revisão periódica e tomar cuidado com panelas esquecidas no fogo.

Em casos de incêndio, a população deve acionar os bombeiross pelo 193.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus