CovacManaus: Nova etapa será de acompanhamento aos vacinados contra Covid-19

Por Portal do Holanda

17/05/2021 20h37 — em Manaus

Foto: Divulgação/SSP-AM

Manaus/AM - A pesquisa CovacManaus entra para terceira etapa e vai acompanhar os 5.046 trabalhadores voluntários vacinados contra a Covid-19 pelo período de 12 meses.

De acordo com a infectologista do FMT-HVD e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Maria Paula Mourão, coordenadora da pesquisa, explica que nesta fase a equipe vai atuar para identificar se os participantes apresentarão infecção por Covid-19; se as comorbidades interferiram de alguma forma na proteção induzida pela vacina; e se haverá o surgimento de novas variantes do vírus. "É essencial que todos mantenham o acompanhamento por esses 12 meses", enfatizou a coordenadora do estudo.


A infectologista esclarece que a pesquisa não consiste apenas na aplicação da vacina. Vai muito além disso, com objetivo de acompanhar o resultado dessa imunização em um grupo mais vulnerável, das pessoas com comorbidades, que pela sua ocupação profissional estão altamente expostas ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

O acompanhamento regular dos participantes permitirá que a CovacManaus compreenda como a vacinação se comporta no grupo de pessoas com comorbidades; e se essas comorbidades interferem na imunização induzida pela CoronaVac. O acompanhamento é realizado por meio de contato telefônico mensal, visitas trimestrais para coleta de exames sorológicos e contato telefônico espontâneo dos participantes.

Segunda dose - Até o último sábado, dos 5.046 participantes vacinados com as duas doses da vacina CoronaVac, 4.348 são trabalhadores da educação pública e privada; e 698 trabalhadores da segurança pública.

"Alguns participantes ainda não tomaram a segunda dose por motivos diversos. Alguns tiveram doença respiratória, portanto estão completando 30 dias de intervalo antes de receber a vacina contra a Covid-19, outros viajaram ou por questões pessoais não puderam receber a imunização completa", disse a pesquisadora. A vacinação desses participantes está sendo realizada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e deve ser agendada junto à central de atendimento (call center) do estudo.

Exame de PCR - Todos os participantes do CovacManaus, vacinados ou não, que apresentarem sintomas gripais, podem realizar exame de swab para diagnóstico de Covid-19 gratuitamente. A testagem está sendo realizada no Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em sistema drive-thru, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h. O atendimento não funciona aos feriados.

As doses da vacina CoronaVac utilizadas no estudo foram doadas pelo Instituto Butantan e são para o uso em pesquisa. “É importante deixar claro que as doses enviadas pelo Instituto Butantan são de lotes diferentes das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a imunização de rotina da população. Essas doses foram produzidas para fins de pesquisa e são embaladas em monodoses, ou seja, cada dose vem no kit com seringa, agulha e conteúdo”, ressalta Lacerda.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus