Início Manaus Corpo de Bombeiros do Amazonas ganha viatura para salvamento em grande altitude
Manaus

Corpo de Bombeiros do Amazonas ganha viatura para salvamento em grande altitude


          Novo equipamento destinado a operações em altitudes elevadas passou a integrar, nesta quinta-feira, 28, o aparato de salvamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A viatura-plataforma, de tecnologia alemã, foi adquirida com recursos estaduais na ordem de R$ 4,5 milhões e faz parte do plano de revitalização do Governo do Estado para os órgãos ligados ao Sistema de Segurança Pública.


         A cerimônia de entrega do equipamento foi realizada na presença do secretário estadual de segurança, Zulmar Pimentel, e do comandante-geral da corporação, coronel Antônio Dias. A viatura, considerada o mais moderno item de combate a incêndio existente, é capaz de disparar jatos d’água a partir de uma altitude de até 68 metros, o equivalente a um prédio de 23 andares.


         Segundo o coronel Dias, a aquisição da viatura será útil ao acompanhar o ritmo de crescimento vertical da capital amazonense que, segundo levantamento do CBMAM, apresenta em torno de 320 construções de dez a 26 pavimentos. “Esse cenário de mudança é uma preocupação que vamos contornar, junto com a preparação, no início do ano, de 30 especialistas em salvamento em altura que irão operar a plataforma”, afirmou.


         Além do treinamento de bombeiros, foi promovida uma série de medidas em virtude da verticalização crescente da cidade. Dentre elas, a capacitação gratuita para turmas de brigadistas de edifícios espalhados por Manaus. “Foi um treinamento de uma semana para as pessoas que residem ou trabalham nesses prédios”, disse o comandante-geral do CMBAM.


         De acordo com o secretário Zulmar Pimentel, a chegada da viatura-plataforma é uma etapa marcante para a atuação do Corpo de Bombeiros. “O Governo do Estado tem um grande compromisso com a área da Segurança e o reforço em equipamentos para os Bombeiros é vital para que nós possamos trazer mais tranquilidade à sociedade amazonense”, enfatizou.


         Zulmar Pimentel também reafirmou que a reestruturação dos órgãos de Segurança deverá refletir na estratégia de preparação do Estado para eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de 2014. “Temos que estar prontos para qualquer situação. Evidentemente haverá um fluxo maior de pessoas durante a Copa e, com essa atenção especial, chegaremos lá preparados para atender às demandas”, frisou.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!