Compartilhe este texto

Conselheiros de saúde eleitos estão aprovados em Manaus

Por Portal Do Holanda

01/10/2020 8h18 — em
Manaus


São 68 unidades de saúde com conselheiros eleitos - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com a finalização do processo eleitoral complementar, Manaus passou a contar com 68 Conselhos Locais de Saúde, que irão trabalhar apoiando 68 Unidades de Saúde. Na quarta-feira, dia 30, a 9ª assembleia geral ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) aprovou o ato declaratório do resultado das eleições para implementação de 25 Conselhos Locais de Saúde, sendo sete na zona Oeste, quatro na zona Norte, quatro na zona Leste, sete na zona Sul e três na zona rural.

"Os conselhos locais são compostos por representantes de gestores, trabalhadores e usuários da unidade de saúde. E algumas vagas no processo eleitoral que aconteceu no mês de março não foram preenchidas, por isso houve a necessidade de uma nova eleição", explica a presidente do CMS/Manaus, conselheira Maria Rita Teixeira dos Santos, sobre a eleição que ocorreu no período de 14 a 17 deste mês, para complementar o processo eleitoral realizado no mês de março.

Ela ressalta que os conselheiros locais de saúde têm papel fundamental na melhoria do atendimento na unidade de saúde, já que podem identificar mais facilmente os problemas e atuar de forma conjunta com gestores, trabalhadores e usuários.

O Ato Declaratório será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), para a formalização final do processo, garantindo a posse dos candidatos eleitos para os 25 Conselhos Locais de Saúde, que irão atuar durante o período de 2020-2023.

A eleição ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sálvio Belota,  Balbina Mestrinho, Áugias Gadelha e Arthur Virgílio (zona Norte); Alfredo Campos, Dr. Silas de Oliveira Santos, Dr. José Amazonas Palhano e Josephina de Melo (zona Leste); Luiz Montenegro, Mansour Bulbol, Ida Mentoni, Redenção, Clínica da Família Dr. Raimundo Franco de Sá, Santos Dumont e Santo Antônio (zona Oeste);  Vicente Pallotti, Morro da Liberdade, Japiim, Petrópolis, Nilton Lins, Theodomiro Garrido e Lourenço Borghi (zona Sul); e Nossa Senhora de Fátima, Ada Viana e São Pedro (zona rural).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus