Comunidades indígenas de Manaus recebem doações para enfrentamento do Covid

Por Portal do Holanda

23/01/2021 13h25 — em Manaus

Foto: Divulgação/ Parque das Tribos , aldeias Inhãa-be, Rouxinol e Branquinhas receberam doações

Manaus/AM - As primeiras doações da campanha SOS Amazonas, promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio da Aliança Covid Amazonas, chegaram em comunidades indígenas de Manaus. Moradores do bairro Parque das Tribos, no Tarumã, e das aldeias Inhãa-be, Rouxinol e Branquinhas, localizadas na zona rural da capital, foram beneficiados com produtos de higiene pessoal e insumos para o enfrentamento ao novo coronavírus. 

Foram entregues oxímetros, termômetros, 200 kits de higiene pessoal, 200 sabonetes, 500 máscaras descartáveis, 200 máscaras de tecido e 200 unidades de Paracetamol. A ação aconteceu em parceria com o projeto Vidas Indígenas Importam e as doações obtidas através do apoio do programa “Todos pela Saúde”.

A superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade, destacou a importância da mobilização para ajudar as populações mais vulneráveis – indígenas, ribeirinhas e urbanas de baixa renda – a enfrentar o cenário emergencial da pandemia no Amazonas, que voltou a registrar recordes de hospitalizações e mortes por Covid-19 neste mês. “Estamos aqui, principalmente, pensando no próximo. Porque é isso que faz com que o nosso trabalho faça todo o sentido e tenha significado. Essa é uma forma de estarmos contribuindo para melhorar as condições daqueles que estão mais vulneráveis neste momento da pandemia”, disse. 

LEIA TAMBÉM: Covid: embaixada chinesa envia doações para rede de saúde do Amazonas

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a taxa de mortalidade entre indígenas é o dobro da registrada para o resto da população brasileira. Até quinta-feira (21), o país registrou mais de 46,5 mil casos confirmados da doença, atingindo 161 povos e levando à morte 929 indígenas, segundo levantamento da instituição. O Amazonas, estado que concentra a maior população indígena do Brasil, possui também o maior número de óbitos pelo vírus. 


SOS Amazonas

A “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus” é uma articulação da FAS, em parceria com 112 empresas, prefeituras e instituições, para ajudar as comunidades mais afetadas a enfrentar os impactos da pandemia da Covid-19. Desde abril do ano passado, mais de 350 mil pessoas em todo o estado foram beneficiadas pela iniciativa. 

Diante do caos sanitário e humanitário provocado pela nova onda de proliferação do vírus no Amazonas, a Aliança está promovendo uma campanha para captação de recursos financeiros e materiais, e realizando a entrega de doações para reforçar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus na capital e, principalmente, nos municípios do interior, que sofrem com a falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), fornecimento de insumos e dificuldades de remoção de pacientes para Manaus. 

Um canal de doação exclusivo para essa situação foi criado e as pessoas podem contribuir pelo PIX CNPJ 09351359000188 ou via cartão de crédito no link abre.ai/sos-amazonas


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus