Colapso na saúde obriga Manaus a emitir certidões de óbito em casa

Por Portal do Holanda

16/01/2021 22h25 — em Manaus

(Foto: Jander Robson/Portal do Holanda)

Manaus/AM - Com o caos na saúde pública, Manaus registrou recordes de enterros, sendo apenas nesta sexta-feira (15), 213 sepultamentos - oito por hora - 102 deles vítimas da covid-19. Além disso, a falta de leitos obrigou as pessoas a tentarem se tratar em casa, o que gerou aumento no número de mortes confirmadas de pacientes dentro da própria residência.

De acordo com o R7,  uma equipe de técnicos de necrologia e patologia está visitando as casas onde pessoas morreram por sintomas da covid-19 para retirar amostras para depois confirmar atestar a causa da morte. Ao final dos exames, entregam a certidão de óbito, mas os corpos permaneceram nas casas aguardando serem recolhidos pelas funerárias. A medida é para agilizar o atestado de óbito.

Ao todo, Manaus tem até o momento 226 mil casos confirmados e 6 mil mortes por Covid-19.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus