Chapa [email protected] 55 apresenta plano de gestão para Instituição nesta quinta

Por Portal do Holanda

24/02/2021 15h49 — em Manaus

Universidade Federal do Amazonas - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um plano de gestão capaz de responder aos desafios da adversidade contemporânea a qual a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) não está respondendo de forma efetiva, será apresentado na Carta Programa da Chapa [email protected] 55, que lança amanhã, quinta-feira, 25, às 20h, como candidatas a Reitora e Vice-Reitora duas professoras doutoras, Andrea Waichman e Margarida Carmo, respectivamente. 

O lançamento será nas redes sociais Youtube, Instagram e Facebook. A eleição da reitoria está marcada em primeiro turno para acontecer nos dias 10 e 11 de março próximo, pelas redes sociais Instagram, Facebook e Youtube. 

A votação, pela primeira vez, será realizada integralmente em plataforma remota, tanto em Manaus quanto nas Unidades acadêmicas fora da sede, entre os três segmentos da comunidade universitária.

O programa para a UFAM na gestão de 2021-2025 é fruto de diálogos e debates entre um conjunto de técnicos e técnicas, discentes e docentes, que elaboraram as propostas a partir de suas experiências de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e gestão. Dessa forma, o programa da Chapa [email protected] 55 é diferenciado pelos conteúdos apresentados.

QUEM SÃO AS CANDIDATAS

Andrea Waichman é professora titular da UFAM, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Entre os cargos ocupados por ela destaca-se o de diretora técnico científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e diretora de Gestão de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica da UFAM. Na pesquisa atua na área de ecotoxicologia e avaliação de risco ambientais e humanos em regiões tropicais, com ênfase em agrotóxicos e de avaliação de Impactos Ambientais. 

Margarida Carmo é professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, em Itacoatiara, doutora em Química Analítica. Foi Coordenadora Acadêmica e coordenadora do curso de Química Industrial do ICET. Como pesquisadora tem experiência na área de química, com ênfase nas subáreas de FísicoQuímica e Química Analítica. 

PROPOSTAS

As propostas vão por eixos temáticos que levam a um conjunto de outros compromissos, como a melhoria das condições de trabalho dos servidores e servidoras, importantes na constituição de identidade com a UFAM e sua missão. 

Por isso, entre as principais destaca-se a implementação de uma gestão inclusiva, abrindo espaços para debates engrandecedores e esclarecedores sobre as atuais circunstâncias que são causa de descontentamento na instituição. 

Para as candidatas, em tempos difíceis como os que vivenciamos, é necessário firmeza estratégica, competência e experiência para manter e ampliar os avanços conquistados ao longo das últimas décadas pela UFAM.

Outro destaque é a representação do interior. “Somos a única Chapa comprometida com uma representação efetiva das unidades do interior do estado. “É hora de dar voz e vez aos que por anos foram negligenciados”, afirmam Andrea Waichman e Margarida Carmo.

Há consciência, no entendimento delas, de que no atual quadro pandêmico, as atividades da UFAM precisam ocorrer de forma remota e na gestão, não medirão esforços na busca de soluções inovadoras para alcançar o funcionamento pleno da universidade de forma remota

GRADUAÇÃO

A gestão da Chapa [email protected] vai priorizar políticas e ações de assistência e integração estudantil e a perspectiva da permanência de estudante como vivência universitária de práticas de ensino, pesquisa e extensão.

A flexibilização curricular/Ensino a Distância (EaD), desenvolvimento da graduação, interiorização dos campi do interior, formas de assegurar a permanência de discentes em vulnerabilidade social e os de fora das sedes (todos os campi) também são propostas da Chapa [email protected] para a graduação.

Na área de pós-graduação, a proposta é consolidar os programas de pós-graduação com conceito 3 da CAPES, dando apoio necessário para fortalecê-los e se transformarem em conceito 4 ou 5.
E estabelecer uma política agressiva de internacionalização dos nossos programas, incentivando os intercâmbios com instituições estrangeiras

É importante a manutenção do diálogo permanente com a bancada amazonense no Congresso Nacional, para garantir os recursos orçamentários necessários tanto para a implantação de novas unidades quanto para a consolidação e a ampliação da UFAM MULTICAMPI.

PRÓ-REITORIA DE INTERIORIZAÇÃO

A criação da Pró-Reitoria de Interiorização é um compromisso das candidatas da [email protected], por entenderem que só assim a administração superior será compartilhada com os representantes das unidades acadêmicas do interior.

A proposta para a área do Ensino a Distância (EaD), visa revitalizar e ampliar o Centro de Educação a Distância (CED)/UFAM , de modo a permitir o desenvolvimento de ações voltadas para a preparação das aulas a serem transmitidas aos discentes.

Para a área de tecnologia e informação, Andrea e Margarida querem articular, junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a melhoria da conexão de internet para a UFAM nas unidades de Manaus (Incluindo Fazenda Experimental) e do interior.

Andrea e Margarida entendem que o futuro não se dá ao acaso, mas é construído de forma coletiva, moldada por diversos atores a partir de tendências e vetores da Economia, da Política, da Tecnologia, da Psicologia, dos movimentos sociais e da natureza, entre tantos outros fatores.
 
“Vamos juntos fazer, agora, o que queremos para a UFAM, entendendo fortalezas e fraquezas em um contexto de oportunidades e ameaças, ajustando nossa visão de futuro e de pensamento estratégico. Agindo coletivamente, chegaremos lá”, apostam as candidatas, convidando a comunidade universitária a conhecer o projeto da Chapa [email protected] 55 nas redes sociais da Internet.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus