Início Manaus Casa Militar inicia mapeamento das áreas afetadas pela cheia 2021 em Manaus
Manaus

Casa Militar inicia mapeamento das áreas afetadas pela cheia 2021 em Manaus

Casa Militar inicia mapeamento das áreas afetadas pela cheia 2021 em Manaus
Casa Militar inicia mapeamento das áreas afetadas pela cheia 2021 em Manaus

Manaus/AM - A Casa Militar, iniciou na manhã desta terça-feira (9), o estudo de mapeamento das áreas que serão afetadas pela possível cheia de 2021, para elaboração do plano de prevenção e ações para os possíveis desastres naturais.

O estudo, que está sendo realizado pela equipe técnica da Defesa Civil Municipal, tem como base o boletim de monitoramento hidrometeorológico da Amazônia Ocidental feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) e a Superintendência Regional de Manaus, divulgado no dia 5 de fevereiro de 2021.

No boletim, é possível observar o comportamento do nível dos rios nas bacias amazônicas: rio Branco, rio Negro, rio Solimões, rio Purus, rio Madeira, rio Amazonas, trazendo os pontos de enchentes e vazantes para o Estado do Amazonas.

“Com base neste relatório, teremos um norte para elaborarmos o plano de trabalho e prevenção. Com esses dados, iremos ter as informações de quantos locais serão afetados, famílias e como serão afetados. Em cima dessas informações, elaboraremos um plano de trabalho para diminuir os danos e realizar o trabalho social”, ressaltou o assessor técnico, Coronel Fernando Junior.

No dia 31 de março, será apresentada pelo Sistema de Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal a confirmação se haverá cheia para o ano de 2021. A partir de então, será colocado em prática o plano de trabalho para atendimento à população que será afetada pela possível subida dos rios.

Maior cheia

Em 2012, Manaus registrou a maior cheia em 110 anos, atingindo a marca de 29,97 metros. Na ocasião, mais de 5.800 famílias foram afetadas pela subida do nível do rio. No Amazonas, mais de 52 municípios entraram em situação de emergência. Até a manhã desta terça-feira, foi registrada a cota do rio Negro em 24,91 metros.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?