Manaus/AM - Uma casa construída em área irregular foi demolida no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. A partir de denúncias, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) localizou na sexta-feira (25), a construção em alvenaria, uma extensão de uma residência em pleno beco do Trabalhador.
A obra ocupava cerca de 50% da largura da via. Conforme a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU), o beco faz parte do plano de arruamento do bairro Cachoeirinha e tem código de logradouro público, estando oficializado desde 1996. O responsável pela obra foi notificado para demolição voluntária, embargado, multado e interditado, continuando com a irregularidade.
Sem qualquer possibilidade de regularização, por ocupar um passeio público, a demolição administrativa foi realizada na sexta-feira, com ação integrada entre Implurb, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Guarda Municipal, Grupo de Operações Especiais (GOE) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Para o arquiteto, a cidade tem várias situações como essa do beco, como calçadas obstruídas, uso inadequado, cavaletes no caminho, produtos expostos no logradouro e até invasão da via.
"Ação como essa tem o cunho educativo e o punitivo, porque notifica, orienta que retire de forma voluntária, mas infelizmente se não for retirado, fazemos a ação mais drástica contra o uso indevido. É importante manter a ordem na cidade, o que é bom para a coletividade, para o uso de todos. A ação atende o desejo da população em detrimento de alguém, que faz o uso irregular de forma privada", afirmou o arquiteto.
Em razão do regime de teletrabalho, o instituto reforçou o serviço de agendamento para formalização on-line e por meio de e-mail. Foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização enviando e-mail para [email protected] ou [email protected].

