Cai para 274.242 atrasados com 2ª dose de vacina contra Covid-19 em Manaus

Por Portal do Holanda

23/10/2021 1h21 — em Manaus

Foto: Pixabay

Manaus/AM - O número de atrasados com a segunda dose de vacina contra Covid-19 chegou a 274.242 pessoas, nesta sexta-feira (22), em Manaus. Na última terça-feira (19), os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indicavam que 279.479 pessoas já haviam passado dos prazos indicados para completar o esquema vacinal contra a doença.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta esse público a procurar os pontos de vacinação, seja para iniciar a imunização ou para receber a segunda dose. “Nós apelamos a essas pessoas que tomem a vacina. Não precisa ter medo, as reações, quando acontecem, são como as causadas por qualquer medicação. As vacinas não fazem mal e, em situação de pandemia, todos precisam ser imunizados porque só assim a proteção será mais efetiva. É questão de saúde pública”, alertou.

Quem for receber a primeira dose, deve estar atento à documentação exigida: adolescentes de 12 a 17 anos precisarão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ConecteSus, que pode ser instalado no celular. Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar com os pais ou um responsável maior de 18 anos.

Para a dose de reforço, no caso das pessoas de 60 anos e mais, é preciso apresentar o documento de identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses. Trabalhadores da saúde de 40 anos e mais, precisam apresentar, além desses documentos, um comprovante de vínculo com o local onde trabalha. Os imunossuprimidos devem consultar nos cards nas redes sociais da Semsa – @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook, o tipo de comprovação da condição de saúde que pode ser apresentado.

Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis nas redes sociais da Semsa e no site da secretaria, pelo link   http://bit.ly/localvacinacovid19.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus