Atendimento no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro é reestruturado

Por Portal do Holanda

26/11/2020 10h00 — em Manaus

Unidade mantém ativo o serviço de pronto atendimento, atendendo pacientes em crise que necessitem de ajuda médica imediata. Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Manaus/AM - Serviços oferecidos no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, zona Sul de Manaus, passarão a ser realizados em outras unidades da rede estadual de saúde, por meio de um plano de ação para atendimento de urgência e emergência a pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

O plano está em fase final de elaboração e, enquanto isso, os atendimentos no Hospital seguem sendo oferecidos à população.

Atendendo ao que preconiza a legislação da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/2001), como o fim de internações manicomiais, o Centro Psiquiátrico teve os leitos de internação desativados em 2014, com os internos transferidos para Serviço Residencial Terapêutico (SRT) Lar Rosa Blaya, no bairro Santa Etelvina, zona norte.

Hoje, a unidade mantém ativo somente o serviço de pronto atendimento, atendendo pacientes em crise que necessitem de ajuda médica imediata (urgência e emergência).

O plano prevê a mudança de local para uma unidade de saúde com estrutura apropriada ao cuidado multidisciplinar e humanizado que deve ser oferecido aos pacientes, além de oferecer bem-estar aos servidores.

O novo espaço será situado na mesma região onde está localizado o atual hospital, e a ideia de manter os serviços em unidade na mesma zona geográfica foi pensada justamente não prejudicar a rotina dos pacientes, que estão acostumados com a localidade.

A assistência dos pacientes psiquiátricos também será reforçada com a implantação de 12 leitos de retaguarda no Hospital Geral Geraldo da Rocha, conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Nº 124 de 2018.

Com a implantação dos leitos será possível uma evolução no atendimento aos pacientes com transtornos mentais e a definição do melhor modelo a ser seguido, conforme as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.


+ Manaus