Compartilhe este texto

Após justiça suspender Sisu, estudantes e professores da Ufam realizam ato nesta quinta

Por Portal Do Holanda

29/02/2024 8h43 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Estudantes e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) devem realizar um ato público, nesta sexta-feira (1º), a partir das 16h, no Bosque da Resistência, contra a suspensão da bonificação de 20% concedida aos candidatos amazonenses para ingresso na instituição por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A manifestação é contra a decisão judicial que prejudicou mais de 2 mil candidatos aprovados com a anulação da matrícula.

Uma petição pública pela manutenção da bonificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes do Amazonas também está em andamento e de acordo com a plataforma já possui 15.854 mil assinaturas. A meta é alcançar 25 mil. As duas mobilizações são organizadas pela União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), União Nacional dos Estudantes no Amazonas (UNE-AM) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufam. 

Suspensão

A juíza federal Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales suspendeu, no dia 25 de janeiro, a portaria nº 1091/2022, que garantia a bonificação de 20% aplicada na nota do Sisu para ingressar na instituição federal. A magistrada classificou a portaria da Ufam como “clara afronta à constituição federal” e para a decisão levou em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a cota regional que destinava 80% das vagas no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para estudantes do AM. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus