Compartilhe este texto

Amazonas registra 27 novos casos de dengue e 26 de Febre Oropouche

Por Portal Do Holanda

26/02/2024 15h38 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O cenário de casos de dengue, zika, chikungunya e oropouche foi atualizado em Manaus nesta segunda-feira (26). A publicação, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reúne dados relativos à Semana Epidemiológica 8, abrangendo os dias 18 a 24 de fevereiro de 2024.

Foram registrados  27 novos casos de dengue, totalizando 1.113 casos confirmados da doença em 2024. Foram notificados 258 casos suspeitos, somando 5.664 neste ano, dos quais 2.523 seguem em investigação. Permanece em um o total de óbitos causados pela arbovirose, e outros três estão sendo investigados.

A publicação relata um novo caso de zika, registrado na última semana epidemiológica, chegando a seis o total de casos confirmados desde o início do ano. Outros 25 casos suspeitos estão sendo investigados, de um total de 42 notificados neste ano, dos quais três na última semana. Não há óbitos confirmados ou em investigação pela doença até o momento.

O total de casos de chikungunya em 2024 permanece em dois, sem registro de novos casos confirmados na última semana. Ao todo, 56 casos suspeitos da doença foram notificados neste ano, três deles no período de 18 a 24 de fevereiro, e 43 estão hoje em investigação. Não há registro de óbitos suspeitos ou confirmados pela doença.

O informe da Semsa Manaus contabiliza 26 novos casos de febre do Oropouche, totalizando 797 casos da doença, confirmados por critério laboratorial. Permanece em um o número de mortes decorrentes da arbovirose no município, com confirmação por critério laboratorial. Não há casos suspeitos ou óbitos em investigação. A publicação não indica casos notificados da doença, por não se tratar de agravo de notificação obrigatória.

A elaboração do Informe Epidemiológico das Arboviroses é de responsabilidade das gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Semsa. Os dados são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), via Sinan-Online e Sinan Net, e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), estando sujeitos a atualização.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus