O projeto intitulado ‘Políticas Sociais e aglomeração rural no Lago do Limão – Iranduba/AM’, da pesquisadora Magaly Briceno Lopes, aponta que fatores como expansão espacial e de migração não estão associados ao crescimento econômico, mas são resultantes das políticas de transferência de renda tais como programas do governo como o Bolsa Família, aposentadorias e pensões, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O objetivo da pesquisa foi dar maior compreensão sobre a possibilidade de existir uma relação entre o fenômeno da aglomeração demográfica recente no Lago do Limão, localizado no município de Iranduba, com os programas sociais de transferência de renda. Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Prodere), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lopes recebeu financiamento do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Infraestrutura e movimento migratório
“A comunidade do Lago do Limão não é diferente de outras comunidades do interior do Amazonas, que a partir dos benefícios de programas de transferência de renda se abrigam em pequenos núcleos rurais pela garantia mínima de renda e de infraestrutura pública”, comentou Lopes.
Segundo a pesquisadora, na comunidade do Lago do Limão não há nenhuma atividade econômica que seja um foco atrativo para famílias de outras comunidades, mas lá várias famílias se aglomeram em um espaço determinado. “Os benefícios adquiridos por essas famílias pobres permitiram induzir uma retração na produção agrícola, preferindo receber benefícios para produzir”, disse.
Ela afirma ainda que a renda familiar oriunda somente das atividades rurais demonstrou ser inferior às rendas familiares de caráter urbano ou composto por benefícios. Nesse sentido, políticas que facilitam a produtividade como crédito, assistência técnica, preço mínimo, fácil escoamento, não elevariam a contento a produtividade do setor primário do Lago do Limão, afirma.
“A importância das políticas sociais, em seus diversos âmbitos se faz necessária, como na educação, saúde, emprego e renda e transferências de renda, o que possibilita a promoção do desenvolvimento rural daquela localidade”, comenta.

