Compartilhe este texto

8 mil feirantes recebem qualificação em Manaus

Por Portal Do Holanda

26/08/2013 15h31 — em
Manaus



Já chega a 8 mil o número de feirantes cadastrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Produtos e Abastecimentos . Os trabalhadores atuam em 44 feiras de administração do poder municipal e outras 19 administradas por terceiros.

Os dados foram divulgados pela vereadora Therezinha Ruiz para lembrar o Dia Nacional do Feirante, comemorado no País, no último domingo.

Ruiz destacou o trabalho desenvolvido pelos profissionais e sugeriu, por meio de indicação, que a Secretaria Municipal de Produtos e Abastecimentos realize cursos de qualificação para melhorar o atendimento nas feiras, além de métodos mais eficazes de conservação e manipulação dos alimentos.

A criação da data do Dia do Feirante se deu em virtude da realização da primeira feira livre do brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo. Os chacareiros da época, a maioria deles imigrantes portugueses, não sabiam o que fazer com os produtos que não haviam sido comercializados nos empórios e quitandas. com o apoio da prefeitura da cidade, conseguiram vender os produtos que sobravam diretamente para os consumidores, iniciando suas atividades no Largo General Osório.

Em Manaus, segundo Therezinha Ruiz, o setor de feiras ainda é muito carente de estrutura e também promissor de investimentos, principalmente em relação à estrutura e treinamento dos feirantes. A vereadora destaca que recentemente a prefeitura, por meio da Sempab, lançou o programa de Capacitação em inglês para permissionários de feiras e mercados, visando a Copa do Mundo de 2014.

A iniciativa prevê a realização de cursos de inglês, voltados para trabalhadores de feiras e mercados, que têm autorização da prefeitura para trabalhar nesses locais. a proposta é preparar os feirantes para o atendimento de turistas. “É uma grande iniciativa, mas também estamos enviando uma indicação a Sempab para que seja feito um programa de treinamento para os feirantes em relação ao atendimento ao público, já que se trata de uma área que necessidade de constante aprimoramento”, afirmou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus