Compartilhe este texto

3% da população em Manaus se declara homossexual ou bissexual, diz IBGE

Por Portal do Holanda

25/05/2022 15h05 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Enquanto em Manaus, 3,0% da população entrevistada se declarou homossexual ou bissexual, no Amazonas, esse percentual ficou em 2,3%, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE e divulgada hoje, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, o quesito orientação sexual da população brasileira no ano de 2019.

O número é superior ao da região Norte, que teve 1,9% da população ouvida com essa indicação. No Sudeste, 2,1% das pessoas adultas se declaram homossexuais e bissexuais, no Sul, 1,7%, no Centro-Oeste e no Nordeste, 1,5%.

Entre as unidades da federação, o percentual de pessoas com 18 anos de díade ou mais que se declararam homossexual ou bissexual chegou a 2,9% no Distrito Federal, 2,8% no Amapá e com 2,3%, além do Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo tiveram o mesmo percentual.

Nas demais capitais o percentual de pessoas declaradas homossexual ou bissexual foi de 2,8%, acima da média nacional (1,8%), destacando-se Porto Alegre (5,1%), Natal (4,0%) e Macapá (3,9%).
Cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos.

Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder. Os dados divulgados hoje
(25) pelo IBGE, são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.

Em 2019, havia 159,2 milhões de pessoas de 18 anos ou mais no país, das quais 53,2% eram mulheres e 46,8% eram homens. Desse total, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual, como assexual e pansexual, por exemplo.

O IBGE informa que os percentuais obtidos para os estados e as capitais não devem ser comparados, pois não são considerados significativamente diferentes entre si em função do intervalo de confiança dessas estimativas.

E destaca que os resultados da PNS refletem pesquisas semelhantes realizadas em outros países
Essa foi a primeira vez que o IBGE coletou dados sobre a orientação sexual da população brasileira. As informações foram divulgadas em caráter experimental, pois ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia. Até então, a estatística disponível sobre a temática LGBTQIA+ no Instituto era a de casais do mesmo sexo.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus